Como Tosar pelos de Cachorros

Postado em julho 4, 2012 por Seja o primeiro a comentar

 

Banho e tosa para os animais não são apenas questões de beleza, e sim de higiene.

Pelos compridos e embaraçados abafam a pele e propiciam o aparecimento de fungos, micoses e dermatites, que podem levar à queda total dos pêlos. A tosa também previne doenças de pele, falhas na pelagem e problemas provocados por pulgas e carrapatos.
Por isso aqui vão algumas dicas para você cuidar muito bem da pelagem do seu animalzinho de estimação.

Os animais domésticos já fazem parte da família de muitas pessoas em todo o país. Por isso devemos lembrar que estes devem ser bem tratados e bem cuidados, e os cuidados com os animais não atua somente em relação à comida.
Os cães quando pequeninos são encantadores, pois parece um bicho de pelúcia, e assim como nós sabemos que acriança deve ter um cuidado maior, os filhotes também precisam de uma atenção redobrada. E para ajudar a você, para que seu cãozinho cresça saudável, vamos lhe dá algumas dicas:
A exposição ao sol diariamente é muito importante principalmente quando estão em fase de crescimento, nesta fase deve ter um local coberto que possa abrigá-lo, protegendo assim do excesso do sol, chuva e sereno. O cachorro deve dispor de duas vasilhas, uma para água, a qual precisa ser sempre fresca e outra para alimentação. E falando de alimentação, não pode esquecer que a alimentação do cão deve ser ração, e não comida como muitos fazem, a ração deve ser de boa qualidade, manter sempre a mesma marca, a qual ele já está adaptado, e se for necessário fazer a troca, jamais essa troca deve ocorrer de forma brusca, sempre gradativamente, para evitar diarreias.
Para o divertimento do seu cachorrinho você deve comprar alguns brinquedos que estão disponíveis em lojas de pet shop, como bola de couro vazia, ossos de couro, eles adoram, bonecos de plásticos, bola de tênis, enfim o que não falta é opção para este lazer.
Além de todas estas dicas de como tosar cachorros dadas acima, o seu cão deve ter uma vida saudável, por isso tem alguns pontos que são fundamentais para tão sucesso, como exercitá-lo de acordo com as orientações do médico veterinário, estar sempre atento para o odor da urina e das fezes, pois alguma alteração pode ser um indicativo de algum problema na saúde do animal, antes de seis meses de idade ou pelo menos até um mês após a conclusão das vacinas, os filhotes precisam ficar em seu ambiente, não saindo para outro lugar (casa de amigos, passeios em locais públicos e circunstâncias parecidas). Impedir relação com outros cães tanto da rua, como de parentes e amigos, sendo eles filhotes ou adultos.
Bem, agora vamos tratar da higienização do seu cãozinho, um ponto fundamental para manter o bem-estar desse animal, e também daqueles que vivem ao seu redor. Na hora da higienização é um momento que você já deve está com todos os utensílios necessários para a realização do mesmo, depois é meter a mão na massa, e não podemos esquecer que a escovação do pelo deve ocorrer 3 a 4 vezes por semana, com a escova adequada para o tipo de pelo.
E como fazer a tosa dos pelos de cachorros? Ainda não falamos nesta ação que tanto nos é útil nos cuidados do nosso animalzinho doméstico. Primeiro verifique se é necessário fazer a tosa para a raça do seu cão, e se houver indicação só inicie depois das vacinas. São necessários alguns itens, como tesoura e lâminas, mas lembre-se que você deve ter segurança para realizar a tosa, caso contrario pode está ferindo o animal.
Uma raça muito comum a este ritual de tosa é a poodle, devido a sua grande quantidade de pelos, então caso queira fazer a tosa em casa mesmo, é bom que antes tome algum curso para não machucar como já falamos, e até mesmo não conseguir cortar todo por igual e deixar seu cãozinho cheios de buracos no pelos.

http://www.mundodastribos.com/como-tosar-pelos-de-cachorros.html

Categoria : Matérias
  • twitter
  • facebook
  • linkedin
  • delicious
  • digg

Deixe um comentário